Fundação Gabo anuncia os finalistas do Prêmio Gabo 2024
- A lista de 15 finalistas é composta pelos três melhores trabalhos em cada uma das cinco categorias do concurso: Texto, Cobertura, Imagem, Áudio e Fotografia.
- Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, El Salvador, México, Portugal e Venezuela são os países representados pelos jornalistas e pelas equipes de autores dos trabalhos.
- Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante o primeiro dia do 12º Festival Gabo, que terá lugar em Bogotá de 5 a 7 de julho.
A Fundação Gabo, criada em 1995 pelo jornalista e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, anuncia os finalistas da 12ª edição do Prêmio Gabo, o reconhecimento mais importante do jornalismo em língua espanhola e portuguesa.
Os finalistas correspondem a três trabalhos em cada uma das cinco categorias do concurso: Texto, Cobertura, Imagem, Áudio e Fotografia. A seleção foi realizada através de um processo de avaliação em duas fases, conduzido por um júri independente constituído por destacados jornalistas, fotógrafos e escritores de toda a Ibero-América.
O júri avaliou um total de 2170 trabalhos publicados entre 23 de março de 2023 e 28 de fevereiro de 2024, selecionando 50 nomeados (10 por categoria), cujos nomes foram anunciados no dia 30 de maio.
Desta lista inicial de 50 nomeados, 15 finalistas se destacaram pela sua qualidade narrativa, abordagem inovadora, ética e rigorosa, bem como pela sua investigação profunda para descobrir fatos ocultos ou compreender processos complexos. Seus autores são oriundos dos seguintes países ou fazem parte de organizações jornalísticas sediadas na Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, El Salvador, México, Portugal e Venezuela.
O resultado é uma seleção das 15 melhores histórias da Ibero-América: com textos memoráveis que relatam os horrores aos que o crime organizado pode levar, que reconstroem os crimes de Estado do passado através de histórias pessoais do presente e revelam os vícios sistêmicos das instituições públicas, com umas coberturas ousadas e exaustivas que geram novos conhecimentos sobre o verdadeiro alcance das organizações criminosas da região e as consequências da corrupção política na vida das pessoas.
Além disso, contam com fotografias que, com delicadeza, dão conta de temas tão dolorosos e invisibilizados como os naufrágios de migrantes africanos, as amputações provocadas por armas de fogo e a extrema crueldade presente no tráfico de animais. Estes trabalhos de áudio analisam como surgiu o fenômeno político mais disruptivo da região, naquele que já foi o país mais violento do mundo, El Salvador, e a forma como a violência se manifesta para as mulheres pertencentes às minorias no México e na Europa. As peças audiovisuais oferecem uma justiça simbólica aos que sofreram abusos, explicam o papel da negligência do Estado na perpetuação dos ciclos de violência e mostram a realidade quotidiana dos que lutam na guerra.
Finalistas e vencedores, protagonistas do Festival Gabo
Os autores dos 15 trabalhos finalistas serão convidados, com todas as despesas pagas, a participarem do 12º Festival Gabo, que terá lugar de 5 a 7 de julho em Bogotá. Eles farão parte do programa do evento, onde falarão sobre seus trabalhos jornalísticos.
Os vencedores de cada uma das cinco categorias serão anunciados no primeiro dia, no Teatro Jorge Eliécer Gaitán, em uma gala noturna que será transmitida em direto pelos canais do Youtube e do Facebook da Fundação de Gabo.
Nesta cerimônia será homenageado José Rubén Zamora, que foi galardoado com o Reconhecimento à Excelência do Prêmio Gabo 2024. O jornalista guatemalteco, que tem quase dois anos na prisão, está enfrentando falsas acusações e será celebrado pela sua luta incansável para mostrar a corrupção e as violações de direitos humanos na Guatemala durante mais de 30 anos.
Os jornalistas ou equipes vencedoras vão receber 35 milhões de pesos colombianos, um diploma e uma cópia da escultura Gabriel, do artista colombiano Antonio Caro.
Saiba mais sobre o programa do Festival Gabo e compre seus ingressos na pré-venda. Aproveite também para reservar seu lugar nas masterclass do Festival.
Veja a seguir os 15 finalistas do Prêmio Gabo 2024:
CATEGORIA ÁUDIO
Bukele: el señor de Los sueños
Autores: Silvia Viñas, Eliezer Budasoff, Gabriel Labrador, Camila Segura, Daniel Alarcón, Desirée Yépez, Bruno Scelza, Elías González, Nelson Rauda, Carlos Martínez, Carlos Dada, Selene Mazón, David Trujillo, Luis Fernando Vargas, Carolina Guerrero, Laura Rojas Aponte, Natalia Ramírez, Diego Corzo, Paola Alean, Camilo Jiménez Santofimio, Samantha Proaño, Analía Llorente, Ana Pais, Melisa Rabanales, Juan David Naranjo Navarro
Meio: Central – Radio Ambulante Estudios
País: Estados Unidos / El Salvador
Podcast documental sobre como um publicista se torna político e convence uma sociedade a entregar todo o poder para ele.
Las mujeres valientes: Guií chanáa
Autor: Nayelli López Reyes
Meio: Spotify Studios, Oronda Studio
País: México
Projeto sobre a vida das habitantes da comunidade triqui, em Oaxaca, no México, que levanta questões sobre costumes como a venda de mulheres para o casamento.
Autores: Filipe Santa-Bárbara, Margarida Adão
Meio: Rádio TSF
País: Portugal
A história de uma mulher trans romena que procura refúgio em Portugal para fugir da violência, mas que se depara com um sistema que não pode ajudá-la.
CATEGORIA COBERTURA
Autores: Bram Ebus, Juan Torres, Alejandro Gómez Dugand, Alex Rufino, Andrés Cardona, Barbara Fraser, Beatriz Jucá, Diane Sampaio, Emily Costa, Ivan Brehaut, Jaap van ‘t Kruis, Jeanneth Valdivieso, Jorge Benezra, Joseph Poliszuk, Juliana Rezende, Laura Kurtzberg, Leandro Barbosa, Luiz Fernando Toledo, Luiza Toledo, María Ramírez Cabello, Mariana Rios, Mathias Felipe, Pamela Huerta, Rafael Duran, Rodrigo Pedroso, Sam Cowie, Silvana Vincenti, Sinar Alvarado, Stefano Wrobleski, Tatiana Escárraga, Wagner Almeida
Meios: InfoAmazonia, La Liga Contra el Silencio, Armando.Info
País: Brasil / Colômbia / Venezuela
Investigação transfronteiriça sobre o crime organizado na Amazônia e seus impactos no ecossistema e nas populações que aí habitam.
Autores: Artur Rodrigues, Flávio Ferreira, João Pedro Pitombo, Cristiano Martins, Eduardo Knapp, Mathilde Missioneiro, Pedro Labigalini, Henrique Santana, Augusto Conconi, Luciano Veronezi, Renata Moura
Meio: Folha de S. Paulo
País: Brasil
Série que revela como as emendas parlamentares agravam as desigualdades no combate à seca no semi-árido brasileiro, com equipamentos desperdiçados e populações abandonadas.
El Tren de Aragua, detrás de la explotación sexual de migrantes en Latinoamérica
Autores: Natalia Herrera Durán, Camila Granados Arango, Mario Fernando Rodríguez, Eder Leandro Rodríguez, Laura Moreno, Nelson Fredy Padilla, Ronna Rísquez, Lorena Meléndez, Ahiana Figueroa, Liz Gascón, Sheyla Urdaneta, Elsy Torres y Luis Miquilena
Meios: El Espectador, Alianza Rebelde Investiga (Runrun.es, El Pitazo e Tal Cual)
Países: Colômbia / Venezuela
Trabalho que detalha a expansão do Tren de Aragua à custa da exploração sexual com base em áudios interceptados à quadrilha criminosa e às vozes de suas vítimas.
CATEGORIA FOTOGRAFIA
Autora: Anna Surinyach
Meio: Revista 5W
País: Espanha
Projeto fotográfico que visa tornar visíveis as mortes de pessoas no Atlântico e no Mediterrâneo que a Europa esconde.
Autora: Márcia Foletto
Meio: Jornal O Globo
País: Brasil
Série fotográfica que revela o drama das amputações causadas por armas de fogo e explosivos no Rio de Janeiro.
La noche de los caballos: el rescate equino más grande de América del Sur
Autora: Anita Pouchard Serra
Meio: Revista Gatopardo
País: Argentina
Matéria que revela o que está por trás da carne de cavalo vendida como gourmet na Europa: uma história de maus tratos a animais e corrupção na Argentina.
CATEGORIA IMAGEM
La oscuridad de La Luz del Mundo
Autores: Karla Casillas, Alejandro Melgoza, Carlos Pérez Osorio, Laura Woldenberg, Eugenia Coppel, Jorge Macías, Ivonne Gutiérrez
Meio: Mezcla, Netflix
País: México
Documentário em que mulheres revelam o padrão de abusos sexuais cometidos por líderes de uma congregação religiosa fundada há mais de 100 anos no México.
Autores: Luis de Vega, Mónica Ceberio, Cristian Segura, Carlos Martínez, Luis Alfaro
Meio: El País
País: Espanha
Documentário que acompanha os três tripulantes do Tanque 27, civis ucranianos que foram colocados dentro do exército russo após a grande invasão russa.
Vale dos Isolados – O assassinato de Bruno e Dom
Autores: Clarissa Cavalcanti, Sônia Bridi, Paulo Zero, Alan Graça Ferreira, Alice Melo, Cristine Kist, Andrey Frasson, Claudio Guterres, Eulym Ferreira, Marrey Júnior, Flávio Lordello
Meio: TV Globo – Globoplay
País: Brasil
Documentário sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips que revela a negligência do Estado brasileiro na região com o maior número de indígenas isolados do mundo.
CATEGORIA TEXTO
Autora: Nayara Felizardo
Meio: Intercept Brasil
País: Brasil
Série que denuncia as injustiças da Lei da Alienação Parental contra mulheres e crianças vítimas de violência.
La noche de los caballos: el rescate equino más grande de América del Sur
Autor: Diego Fernández Romeral
Meio: Revista Gatopardo
País: Argentina
Investigação sobre o crime organizado que exporta carne de cavalo da Argentina para a Europa.
Autora: Marcela Turati
Meio: Revista Anfibia, Quinto Elemento Lab
País: México
Crônica sobre a história de busca de uma filha pela mãe que desapareceu nos voos mexicanos da morte, um método de execução utilizado pelas ditaduras do Cone Sul e pouco reconhecido no México.
Sobre o Prêmio Gabo
O Prêmio Gabo é promovido pela Fundação Gabo com o objetivo de incentivar a busca pela excelência, inovação e coerência ética no jornalismo, inspirado nos ideais e na obra de Gabriel García Márquez. Esta iniciativa é viabilizada pelos grupos Bancolombia e SURA, junto de suas filiais na América Latina. Para ficar atualizado sobre as novidades do Prêmio Gabo, você pode se inscrever em nossa newsletter ou nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram y Twitter.