Cargando resultados

Cargando Resultados...

Confira quem são os 40 indicados ao Prêmio Gabo 2020

 

    •  O processo de seleção teve três etapas de avaliação, nas quais 1.443 trabalhos foram avaliados.
    •  58 jurados participaram nas etapas de avaliação, incluindo reconhecidos jornalistas, editores e especialistas em comunicação. 
  • Os ganhadores serão anunciados em uma cerimônia virtual que será realizada no dia 21 de janeiro.

 

A Fundação Gabo, criada em 1995 pelo jornalista e Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, anuncia os 40 indicados ao Prêmio Gabo 2020, o mais importante reconhecimento ao jornalismo em espanhol e em português.

Estes trabalhos se destacam, segundo os jurados da oitava edição do Prêmio Gabo, pela sólida investigação, pesquisa e reportagem, alta qualidade narrativa e técnica e a capacidade para incomodar o poder ao retratar com detalhes, rigor e ética as complexas realidades da América Latina.

As 40 melhores histórias –10 por cada categoria de concurso: Texto, Imagem, Cobertura e Inovação– foram selecionadas após 58 jornalistas internacionais com vasta experiência avaliarem a 1.443 trabalhos em três etapas de avaliação. A terceira e última etapa, composta por 12 jurados,  contou com a presença de membros do Conselho Reitor da Fundação Gabo, diretores de mídia, especialistas em comunicação e experientes jornalistas.

Dentro do grupo de indicados, formado por jornalistas e equipes jornalísticas de diversos países da Ibero-América, estão aqueles que serão os três finalistas de cada categoria. Deste grupo de 12 trabalhos finais, sairão os quatro ganhadores do Prêmio Gabo 2020, os quais serão anunciados no dia 21 de janeiro de 2021 em uma cerimónia virtual.

Além da cerimônia, no mês de janeiro também será realizada a tradicional Maratona das melhores histórias da Ibero-América, na qual participarão os finalistas do Prêmio Gabo 2020 e um jurado da etapa final de avaliação para contar detalhes sobre o trabalho realizado. Ambos os eventos serão realizados virtualmente e sem custo algum para seus participantes. Se quiser participar, inscreva-se aqui.

O Prêmio Gabo é possível graças à aliança da Fundação Gabo com os grupos SURA e Bancolombia, com suas filiais na América Latina, e a aliança da Fundação Gabo com a Prefeitura da cidade de Medellín na Colômbia.

A seguir, confira todos os indicados para cada categoria do Prêmio Gabo 2020, os quais também estão publicados no nosso site.

Texto

Perfil detalhado de Magnólia polyhypsophylla, uma espécie de árvore desconhecida que nos fala sobre a nossa relação com as plantas e com o mundo vegetal.

  Crônica sobre uma mulher, negra, lésbica e pobre, que conseguiu reverter sua marginalidade e transformá-la em um bem social a partir do transformismo masculino em Cuba.

Reportagem que investiga os problemas sistêmicos do sistema de saúde  privado dos Estados Unidos, os quais são impossíveis de serem pagos pelas pessoas pobres, racializadas e sem documentos.

Investigação sobre o “Memo Fantasma”, um traficante de drogas colombiano de alto nível que escapou da justiça e vive tranquilo na Espanha.

Reportagem que investiga e narra o impacto da produção de sulfeto de níquel mais cobalto na vida dos habitantes de um município da província de Holguín, em Cuba.

Reportagem sobre a espera e o transplante de coração no Hugo, um menino de 15 meses. É a crônica de uma nova vida que se resume em 19 grampos, a ferida mais linda do mundo.

Crônica sobre a luta contra o medo e o cansaço da equipe de saúde da linha de frente nos hospitais do México.  

Investigação que desvenda a operação do mais alto nível do poder no México para descongelar $500 milhões de dólares aos principais chefes do narcotráfico.

Retrato de Rust Belt, região crucial para decidir se o líder mais controverso da história dos Estados Unidos permanece na Casa Branca.

Aliança internacional que investiga o contrabando de ouro procedente de regiões em conflito na Venezuela.

Imagem

Reportagem sobre os defensores da floresta e sua luta na Amazônia diante da crise climática.

Documentário sobre a “uberização”, a precariedade do trabalho e o progresso da “gig economy” no Brasil e no mundo.

Especial multimídia bilingue sobre a violência extrema que sofrem as meninas e mulheres em El Salvador e como isso as está levando ao suicídio.  

Reportagem gráfica em memória das vítimas ixiles do massacre de Chisís, no início de um novo processo por genocídio.  

Projeto sobre a passagem mortal para a Europa de muitos refugiados e migrantes da Líbia.

Trabalho jornalístico que sensibiliza sobre a migração venezuelana e equatoriana, em formato multimídia e com novas narrativas.

Reportagem audiovisual que faz um tour noturno com as pessoas que recolhem os cadáveres dos falecidos por COVID-19 em Lima durante a fase mais letal da pandemia.

Documentário sobre como uma cidadezinha conservadora se transformou em um refúgio para um grupo de mulheres indígenas trans na Colômbia.

Ensaio fotográfico e multimídia que mistura fotografias, áudio e música original, e descreve a superlotação nas prisões do Paraguai.

Ensaio fotográfico sobre o genocídio yazidi mostrando o passado e o presente de um povo condenado ao esquecimento no Iraque.

Cobertura

Especial que demostra o impacto do garimpo ilegal no Parque Nacional Canaima da Venezuela, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Série de reportagens sobre a doença renal crônica que está matando a trabalhadores rurais na costa do Pacífico da América Central e que tem sido silenciado devido ao lucro gerado pelas plantações.

Cobertura do estado de alarme pelo COVID-19 na Espanha por oito fotojornalistas espanhóis em oito regiões diferentes do país.

A investigação revela que em 12 anos de guerra contra as drogas no México o governo alcançou apenas 16 sentenças por lavagem: eram o último elo do poderoso negócio. 

Documentação multimídia que narra o trabalho de campo da Quinta Brigada de Busca por Pessoas Desaparecidas em Veracruz, México.

Série de reportagens multimídia que percorre, relata e tenta destruir a faixa que liga o México à América Central.

Radiografia do flagelo que condena à escravidão financeira aos mais pobres da América Latina através de empréstimos com dinheiro do narcotráfico.

Série de reportagens que investiga a compra, venda e exploração da água por meio de oito histórias localizadas em sete estados do México.

Série de investigações sobre o ‘Dia do Fogo’, a queimada organizada por agricultores e empresários que devastou a Amazônia em 2019. 

Projeto colaborativo que integra 10 países, 21 meios de comunicação, 31 jornalistas, 29 reportagens e um banco de dados com 2.367 ataques contra defensores ambientais na América Latina.

Inovação 

Investigação que rastreia a origem das balas no Rio de Janeiro após coleta de cartuchos depois de tiroteios em 27 bairros da região metropolitana.

Trata-se de um projeto que utiliza dados públicos do Congresso Nacional do Brasil para monitorar os direitos das mulheres no poder legislativo.

Esta é a reconstrução, segundo a segundo, do assassinato de Dilan Cruz por um membro do Esquadrão Móvel da tropa de choque na Colômbia.

Funes é um algoritmo que identifica risco de corrupção nas contratações públicas do Peru, com base a milhões de dados.

Investigação colaborativa que revela lacunas na investigação do assassinato da jornalista Miroslava Breach em Chihuahua, México.

Centro de inteligência que analisa a desinformação nas redes sociais no Brasil através de um monitor que recopila mais de 90.000 publicações na Internet.

Investigação multimídia sobre a rebelião na prisão La Modelo devido ao coronavírus, que terminou com a morte de 24 prisioneiros na cidade de Bogotá na Colômbia.

Sobreviventes narram em quatro animações e um documentário o maior massacre da guerra civil salvadorenha e sua luta contra a impunidade.

Mistura de abertura massiva de dados, narrativa jornalística e análise algorítmica de dados que analisa os contratos públicos no México.

Retrato da desconhecida vida do Rei da Espanha, Juan Carlos I, e as razões pelas quais ele decidiu renunciar.

Sobre o Prêmio Gabo e o Festival Gabo

São convocados pela Fundação Gabo, a qual inspirada nos ideais e na obra de Gabriel García Márquez, busca promover espaços de reflexão e debate, assim como enaltecer o jornalismo ético, rigoroso, inovador e de serviço público.

O Prêmio Gabo e o Festival Gabo são possíveis graças à aliança da Fundação Gabo com os grupos SURA e Bancolombia, com suas filiais na América Latina, e a aliança da Fundação Gabo com a Prefeitura da cidade de Medellín. Para ficar por dentro das novidades dessas iniciativas, você pode acompanhar as redes sociais:  FacebookInstagram e Twitter.

Hecho con por