A Fundação Gabo abre as inscrições para o 11º Prêmio Gabo de jornalismo

A Fundação Gabo abre as inscrições para o 11º Prêmio Gabo de jornalismo

  • Os trabalhos deverão ter sido publicados originalmente em espanhol ou português, entre 7 de junho de 2022 e 21 de março de 2023.
  • O prazo para inscrever os trabalhos nas categorias Texto, Imagem, Áudio, Fotografia e Cobertura do prêmio se encerra em 22 de março de 2023.
  • Os 5 vencedores do 11º Prêmio Gabo vão receber 35 milhões de pesos colombianos; os finalistas, 8 milhões.

A Fundação Gabo, em parceria com os Grupos Bancolombia e Sura e suas filiais na América Latina, abre as inscrições para a décima primeira edição do Prêmio Gabo de jornalismo, que neste ano terá como tema O jornalismo vive.

Por meio dessa afirmação, a Fundação e seu Conselho Reitor internacional busca reconhecer e dar destaque ao jornalismo de excelência feito na América Ibérica e que avança em meio a ameaças, ataques e críticas. Em um momento no qual as campanhas de desinformação e ataques a jornalistas contribuem para o enfraquecimento da democracia na América Latina, a Fundação criada por Gabriel García Márquez faz 28 anos e quer reivindicar o direito à liberdade de expressão, assim como o direito ao acesso à informação, e contribuir com a construção de uma cidadania ativa.

Inscreva-se aqui para o Prêmio Gabo

A décima primeira edição do Prêmio Gabo, estabelecido em 2013, junto a 9 edições anteriores do Prêmio Novo Jornalismo (2002-2010), que costumava ser entregue pelo próprio García Márquez em Monterrey, no México, mantém firme sua aposta na excelência, coerência, ética e inovação, especialmente em um momento no qual as transformações do ofício provocaram a erupção de novos formatos e ferramentas, como por exemplo a inteligência artificial.

Os trabalhos inscritos na premiação serão premiados em cinco categorias:

Texto: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo escrito.

Fotografia: Para o autor ou autores do melhor trabalho de cobertura fotográfica.

Áudio: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo sonoro.

Imagem: para o autor ou autores do melhor trabalho jornalístico em formato de audiovisual, vídeo, animação ou outras formas de visualização digital.

Cobertura: para o autor ou autores do melhor trabalho sobre notícias, investigações, e temas da atualidade em qualquer tipo de plataforma ou linguagem.

A volta dos finalistas

Na sua décima primeira edição, o Prêmio Gabo retoma a instância de finalistas. Cada categoria – Texto, Fotografia, Áudio, Imagem e Cobertura – terá três finalistas e um vencedor, que vão receber um reconhecimento durante o Festival Gabo 2023, que vai acontecer entre 30 de junho e 2 de julho em Bogotá, Colômbia.

Processo de julgamento e condições do Prêmio Gabo 2023

Todos os trabalhos que se inscrevam e cumpram com as regras da premiação serão submetidos a um processo de julgamento e avaliados por um jurado internacional composto por jornalistas de prestígio (em 2022, participaram 62 jurados, que avaliaram 1.980 trabalhos). Depois das rodadas de avaliação, o jurado escolherá 10 nomeados por categoria, e entre esses, três finalistas e o vencedor de cada uma.

O jurado levará em conta aspectos indispensáveis como inovação e originalidade na forma de contar histórias e se dirigir ao público, qualidade narrativa e o rigor no tratamento dos fatos, investigação própria para desentranhar fatos ocultos ou compreender processos complexos, a independência e os valores éticos dos trabalhos, assim como o impacto obtido depois da publicação dos trabalhos.

Os finalistas das cinco categorias serão convidados com todos os gastos pagos ao Festival Gabo 2023 e vão receber como prêmio 8 milhões de pesos colombianos.

Os vencedores, por sua vez, vão receber 35 milhões de pesos colombianos, um certificado, e um exemplar da escultura “Gabriel”, criada pelo artista colombiano Antonio Caro.

Inscreva-se aqui para o Prêmio Gabo

Mais sobre o Prêmio Gabo

Desde sua criação em 2013, o prêmio recebeu 13.755 inscrições e premiou mais de 60 vencedores, de 34 países, além dos que ganharam os Reconhecimentos à Excelência e Clemente Manuel Zabala.

24% do total de inscrições é de meios transnacionais e 76% são de meios nacionais, regionais e locais de 29 países da América Ibérica.

Os participantes são principalmente repórteres, editores e colaboradores de meios de comunicação. 57% deles são empregados de um meio e 43% são colaboradores ou freelancers. 41% dos trabalhos inscritos são colaborativos e 59% são individuais.

O Prêmio Gabo faz parte das atividades conjuntas da Fundação Gabo e grupos Sura e Bancolombia e suas filiais na América Latina há mais de uma década. Entre essas atividades também está o Festival Gabo, encontro do mais importante do jornalismo, cidadania e cultura da América Ibérica, e o Programa de Ética jornalística, um espaço de reflexão sobre os desafios éticos que os jornalistas enfrentam em um contexto de profundas transformações da prática, sustentabilidade e função social do jornalismo, como componente essencial para o exercício da democracia.

Mais informação:

Para estar por dentro de todas as novidades, visite a página do Prêmio Gabo, inscreva-se no nosso boletim e siga-nos nas nossas redes sociais: @fundaciongabo e @festivalgabo.