Inscreva-se na sexta edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo
Ceremonia del Premio Gabo 2017.

Inscreva-se na sexta edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo

As inscrições à sexta edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo já estão abertas. A premiação visa o reconhecimento das melhores histórias da Ibero-américa pela FNPI- Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano, e conta com o apoio de uma aliança público-privada formada pela Prefeitura de Medellín e os grupos Bancolombia e Sura com suas filiais espalhadas pela América Latina.  Encontre as regras de inscrição ao prêmio neste link

Os jornalistas terão até 24 de maio para inscreverem trabalhos publicados em espanhol ou português entre 1º de abril de 2017 e 31 de março de 2018, em qualquer formato ou meio de comunicação, nas quatro categorias da premiação: Texto, Imagem, Cobertura e Inovação. Inscreva-se aqui ao Prêmio Gabo

Após o fim do prazo de recebimento das inscrições, três rodadas de jurados formadas por jornalistas internacionais com grande trajetória na careira irão avaliar os trabalhos inscritos e escolher 10 nomeados, três finalistas e um vencedor para cada categoria.

O objetivo do Prêmio

O Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo tem a finalidade de reconhecer e incentivar, em uma época de mudanças profundas no jornalismo, a busca por excelência, inovação, rigor na abordagem dos fatos e coerência ética por parte dos jornalistas que trabalham e publicam regularmente nos idiomas espanhol e português para o público das Américas, Espanha e Portugal.

De acordo com Jaime Abello, diretor-geral da FNPI, este é um prêmio que pretende “visibilizar e celebrar conquistas, estimular vocações e talentos, monitorar tendências e compartilhar guias e modelos do melhor jornalismo feito nesses idiomas”.

O que ganham os vencedores

Haverá três finalistas por categoria do Prêmio Gabo, e entre eles será escolhido o vencedor. Cada um dos quatro vencedores do Prêmio Gabo irá receber 33 milhões de pesos colombianos (em torno de R$ 29 mil) e um exemplar da escultura Gabriel, de autoria de Antonio Caro. Os outros dois finalistas de cada categoria receberão cada um 6 milhões de pesos colombianos (em torno de R$ 4,5 mil).

Tanto os vencedores como os finalistas irão ao Festival Gabriel García Márquez com todos os gastos pagos. O festival irá congregar centenas de pessoas em palestras, workshops e exposições abertas ao público em geral.

Além das categorias da competição, o Premio Gabo conta com dois reconhecimentos: à Excelência (que será dado pelo Conselho Reitor do Prêmio), e o Clemente Manuel Zabala a um editor colombiano exemplar (escolhido por um grupo de especialistas).

Sobre o Prêmio e Festival Gabo

Organizado pela FNPI- Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano, o prêmio tem o objetivo de incentivar a busca pela excelência e inovação, o rigor nas abordagens dos fatos, e a coerência ética no jornalismo inspirados pelos ideais e obras de Gabriel García Márquez e na dinâmica de inovação, criatividade e liderança que caracterizam a cidade de Medellín, na Colômbia. O Prêmio e o Festival são possíveis graças à aliança público-privada formada pela Prefeitura de Medellín e os grupos Bancolombia e Sura com suas filiais espalhadas pela América Latina.