Finalistas do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo

Finalistas do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo

O Prêmio Gabriel García Márquez de jornalismo anuncia os finalistas de cada uma das categorias do concurso: Texto, Imagem, Cobertura e Inovação. Estas peças foram declaradas pelo jurado como as melhores entre as 1.645 postulações que este ano recebeu o Prêmio.

Em cada categoria foram selecionados três finalistas, entre os quais será elegido o ganhador de cada uma delas. Cada ganhador receberá um exemplar da obra “Gabriel”, autoria do artista colombiano Antonio Caro, um diploma que os certifica como ganhadores e 33 milhões de pesos colombianos. Cada finalista receberá 6 milhões de pesos colombianos e um diploma por sua destacada participação.

Os ganhadores serão apresentados na quarta-feira 30 de setembro a partir das 8 da noite, na cerimônia de premiação que será realizada no Orquidário do Jardim Botânico de Medellín. Também poderá acompanhar o evento ao vivo por Telemedellín e www.premioggm.org.

Esta premiação faz parte das atividades do Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, que acontecerá de 29 de setembro a 1 de outubro em Plaza Mayor, em Medellín, e que inclui mais de 35 atividades gratuitas com 80 convidados de 18 países. Toda a informação sobre o Prêmio está disponível em: www.premioggm.org.

Os finalistas de cada uma das categorias devem explicar como conseguiram fazer seus trabalhos na Maratona das melhores histórias da Ibero América, na terça-feira 29 de setembro, a partir das 9 horas, na Plaza Mayor Medellín. A entrada é franca e também poderá acompanhar por meio de premioggm.org.

Esta é a lista de finalistas de cada categoria:

Categoria Inovação

O jurado da terceira rodada de julgamento da categoria Inovação esteve conformado por Mario Tascón (Espanha), María Teresa Ronderos (Colômbia) e Giannina Segnini (Costa Rica).

Este jurado recebeu uma apresentação de 17 trabalhos para avaliar. Este grupo de trabalhos foi o resultado do prejulgamento ao que foram submetidas as 202 peças participantes nesta categoria.

Entre os trabalhos da pré-seleção, o jurado declarou como FINALISTAS da categoria Inovação a:

Emilia Díaz-Struck, Marianela Balbi, Emily Avendaño, César Batiz, Mariengracia Chirinos, Juan José Faría, Cristina González, Jhon González-Lindarte, Leopoldo González-Barajas, David Matos, Gabriela Moreno, Katherine Pennacchio, Clavel Rangel, Ana Rodríguez, Yoleida Salazar, Ewald Scharfenberg, Alfredo Meza, Maruja Dagnino, Manuel González Pardo, Carmen Riera, Roselia Ruiz, Christian Rodríguez, Daniel Yánez, Lorena Arraiz, José Alejandro Brizuela, Wolman Linares, Briceida Morales, Daniel Pabón, Alba Perdomo, Eva Riera, María Virginia Velázquez, Carmen Julia Viloria (Venezuela)
Autores de Propietarios de la censura en Venezuela
Publicado em Ipys Venezuela em parceria com Armando.info e Poderopedia
Ver trabalho

Ver vídeo

 

Andrea Insunza, Javier Ortega e a equipe do Centro de Investigação e Publicações da Universidade Diego Portales (Chile)
Autores de Los casos de la Vicaría. Las historias reales que inspiraron la serie Los Archivos del Cardenal
Publicado em
www.casosvicaria.cl
Ver trabalho

Ver vídeo

 

Laura Zommer e a equipe de Chequeado (Argentina)

Autores de Chequeado.com
Publicado em chequeado.com
Ver trabalho

Ver vídeo

 

Os finalistas da categoria Inovação devem explicar como fizeram seus trabalhos na Maratona das melhores histórias da Ibero América, na terça-feira 29 de setembro, às 9 horas, na Plaza Mayor Medellín no Festival do #PremioGGM. Entrada franca.

 

Categoria Imagem

O jurado da terceira rodada de julgamento da categoria Imagem esteve conformado por Consuelo Saavedra (Chile), Stephen Ferry (Estados Unidos) e Germán Rey (Colômbia).

Este jurado recebeu uma pré-seleção de 13 trabalhos para avaliar. Este grupo de trabalhos foi o resultado do prejulgamento ao que foram submetidas as 287 peças participantes nesta categoria.

Entre os trabalhos da pré-seleção, o jurado declarou como FINALISTAS da categoria Imagem a:

Tomás Munita (Chile)
Autor de Vaqueros Extremos
Publicado em National Geographic
Ver trabalho

Ver vídeo

 

José Palazón (España)
Autor de Paisajes de desolación
Publicada em eldiario.es/ El País
Ver trabalho

Ver vídeo

 

Álvaro Ybarra Zavala (España)
Autor de Donbass
Publicado em XL Semanal/ABC
Ver trabalho

Ver vídeo

Os finalistas da categoria Imagem devem explicar como fizeram seus trabalhos na Maratona das melhores histórias da Ibero América, na terça-feira 29 de setembro, às 10.15 horas, na Plaza Mayor Medellín no Festival do #PremioGGM. Entrada franca.

Texto

O jurado da terceira rodada de julgamento da categoria Texto esteve conformado por Alejandra Xanic (México), Jean-Fraçois Fogel (França) e Fernando Morais (Brasil).

Este jurado recebeu uma pré-seleção de 28 trabalhos para avaliar. Este grupo de materiais foi o resultado do prejulgamento ao que foram submetidas as 809 peças participantes nesta categoria.

Entre os trabalhos da pré-seleção, o jurado declarou FINALISTAS da categoria Texto a:

 

Sabrina Duque (Equador)
Autora de Vasco, Pimentel, el oidor
Publicado na revista Etiqueta Negra

Ver trabalho

Ver vídeo

Cristiane Segatto (Brasil)
Autora de
O lado oculto das contas de hospital
Publicado na revista Época
Ver trabalho

Ver vídeo

Javier Sinay (Argentina)
Autor de Rápido, furioso, muerto
Publicado na revista Rolling Stone Argentina

Ver trabalho

Ver vídeo

Os finalistas da categoria Texto devem explicar como conseguiram fazer seus trabalhos na Maratona das melhores histórias da Ibero América, na terça-feira 29 de setembro, às 11.30 horas, na Plaza Mayor Medellín no Festival do #PremioGGM. Entrada franca.

 

Categoria Cobertura

O jurado da terceira rodada de julgamento da categoria Cobertura esteve conformado por

Juan Gossaín (Colômbia), Rosental Alves (Brasil) e Graciela Mochkofsky (Argentina).

Este jurado recebeu uma pré-seleção de 25 trabalhos para avaliar. Este grupo de materiais foi o resultado do prejulgamento ao que foram submetidas as 337 peças participantes nesta categoria.

Entre os trabalhos da pré-seleção, o jurado declarou FINALISTAS da categoria Cobertura a:

Rafael Cabrera, Daniel Lizárraga, Irving Huerta, Sebastián Barragán e Carmen Aristegui (México)
Autores de La casa blanca de Enrique Peña Nieto
Publicado em Aristegui Noticias
Ver trabalho Ver vídeo

Vídeo dos finalistas

Rafael Soares e Luã Marinatto (Brasil)
Autores de Minha casa, minha sina
Publicado no Jornal Extra
Ver trabalho: Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7 Parte 8 Parte 9 Parte 10 Parte 11 Parte 12 Parte 13 Parte 14

Ver vídeo

 

Pablo Ferri e Nathalie Iriarte (España/Bolivia)
Autores de El caso Tlatlaya
Publicado no Esquire Latinoamérica
Ver trabalho: Parte 1 Parte 2 Parte 3

Ver vídeo

 

Os finalistas da categoria Cobertura devem explicar como fizeram seus trabalhos na Maratona das melhores histórias da Ibero América, na terça-feira 29 de setembro, às 16.00 horas, na Plaza Mayor Medellín no Festival do #PremioGGM. Entrada franca.

Como parte da comemoração do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, de 29 de setembro a 1 de outubro, Medellín será o epicentro de colóquios, oficinas, apresentações de trabalhos, entrevistas, exposições, documentais, debates, um show e homenagens a Gabriel García Márquez, que estarão a cargo dos jornalistas mais destacados da região. Toda esta programação será gratuita e estará aberta a todo o público.

Serão 35 atividades, com mais de 80 convidados de 18 países. Toda a programação e a lista de participantes que estarão em Medellín, está disponível em premioggm.org. Clique aqui para fazer o download do material de imprensa.

 

Sobre o Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo

O Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo é um reconhecimento para incentivar a busca da excelência, a inovação e a coerência ética, com inspiração nos ideais e obra de Gabriel García Márquez e na dinâmica de inovação, criatividade e liderança que caracterizam Medellín, Colômbia. O Festival do #PremioGGM é o evento em que são apresentados os ganhadores do Prêmio, no marco de três dias de atividades gratuitas abertas a todo o público. Este Prêmio e Festival da FNPI é possível graças à aliança público-privada conformada pela Prefeitura de Medellín e as empresas Bancolombia e Grupo SURA e suas filiais na América Latina. A FNPI recebe o apoio permanente do seu aliado institucional, a Organização Ardila Lülle (OAL).

 

Acompanhe o Festival do #PremioGGM em:

Site: premioggm.org – Facebook: FNPI –Twitter: @FNPI_org – Instagram: FNPI – Hashtag: #PremioGGM

 

Contatos com a imprensa

Teresita Goyeneche

Coordenadora do #PremioGGM

tgoyeneche@fnpi.org

57 300 805 2881

 

Natalia Algarín

Coordenadora do Festival do #PremioGGM

nataliaa@fnpi.org


57 315 567 3467

 

Prensa nacional

Lizzeth Acosta

comunicacionespremio@fnpi.org

+57 313 387 57 42

 

Imprensa internacional

Jessica Arrieta

jarrieta@fnpi.org


57 316 640 8792