‌‌Confira quem são os ganhadores do Prêmio Gabo 2021

‌‌Confira quem são os ganhadores do Prêmio Gabo 2021

    • Quatro trabalhos, produzidos pelo El País, El Faro e La Silla Vacía, foram eleitos como os ganhadores entre um total de 1.585 inscrições.
    • Abelardo Gómez, editor geral de La Cola de la Rata, é o ganhador do Reconhecimento Clemente Manuel Zabala por ser um editor colombiano exemplar.
    • O cartunista nicaraguense Pedro X. Molina, ganhador do Reconhecimento à Excelência do Prêmio Gabo 2021, foi anunciado no mês de outubro.

 

A Fundação Gabo, instituição criada pelo jornalista e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, anuncia os ganhadores do Prêmio Gabo 2021, o reconhecimento mais importante ao jornalismo em espanhol e português, nas suas quatro categorias de concurso: Texto, Imagem, Cobertura e Inovação.

La masacre de Tamaulipas. O sonho americano morre no México” e “Más allá del muelle, a crise migratória nas Ilhas Canarias”, ambos publicados pelo diário El País (Espanha), foram os vencedores nas categorias Texto e Cobertura, respectivamente. Imperdonable, um documentário produzido pelo El Faro (El Salvador), venceu na categoria Imagem, enquanto uma investigação visual da mídia La Silla Vacía (Colômbia), intitulada “La Silla   reconstrói a forma como policiais mataram três jovens de Verbenal”, se impôs na categoria Inovação.

Os trabalhos dessas quatro equipes jornalísticas se destacam por oferecer novas perspectivas e nuances aos temas da agenda da mídia, e por explorar de forma inovadora e eficiente as possibilidades da comunicação e da tecnologia para informar e sensibilizar. São referentes do bom jornalismo, aquele que averigua meticulosamente, revela, impacta e move as fibras da sociedade, com narrativas que deslumbram e que demonstram uma paixão feroz para fazer um jornalismo com habilidade, rigor e ética.

Consideradas as melhores da Ibero América, as quatro histórias vencedoras foram selecionadas entre um total de 1.585 trabalhos publicados entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2021, por mídias com audiências da América Latina, Espanha e Portugal. O processo de seleção foi feito por meio de uma avaliação realizada em três rodadas, e contou com a participação de um júri composto por 57 jornalistas com ampla experiência. Inicialmente, foi escolhida uma lista de 40 indicados –10 para cada categoria–, depois 12 finalistas –3 para cada categoria– e, por fim, os 4 trabalhos premiados.

Os ganhadores foram anunciados em uma cerimônia virtual na quinta-feira, dia 18 de novembro, no âmbito do Festival Gabo nº 9, que será realizado até este sábado, dia 20 de novembro. Cada equipe vencedora receberá 35 milhões de pesos colombianos e um exemplar da escultura ‘Gabriel’, do artista colombiano Antonio Caro. Os dois finalistas em cada categoria do concurso receberão 8 milhões de pesos colombianos.   

Reconhecimento Clemente Manuel Zabala e Reconhecimento à Excelência jornalística 

Abelardo Gómez, editor geral de La Cola de la Rata, mídia digital com sede em Pereira, foi eleito o ganhador do Reconhecimento Clemente Manuel Zabala por ser um editor colombiano exemplar. O júri destacou seu entusiasmo por formar jornalistas que não calem sua voz perante os abusos do poder e por liderar uma equipe que investiga e denuncia as injustiças no seu âmbito local, diante do perigo que isso acarreta.

No dia 21 de outubro, o caricaturista nicaraguense Pedro X. Molina foi anunciado como ganhador do Reconhecimento à Excelência Jornalística do Prêmio Gabo 2021. O trabalho de Molina foi destacado com sendo um “exemplo extraordinário da combinação entre a agudeza e a beleza, com um sentido muito verdadeiro e profundo dos grandes problemas do seu país”. 

O Prêmio Gabo é possível graças à aliança da Fundação Gabo com os grupos SURA e Bancolombia, com suas filiais na América Latina.

A seguir, confira quem são os ganhadores por cada categoria do Prêmio Gabo 2021:

Texto

La masacre de Tamaulipas: O sonho americano morre no México

Autor: Lorena Arroyo Valles, Pablo Ferri, Héctor Guerrero, Mónica González Islas e Eliezer Budasoff.

Mídia: El País (Espanha)

Reportagem sobre 16 migrantes guatemaltecos que investiram tudo para buscar um futuro melhor nos Estados Unidos, e acabaram assassinados e calcinados no México.

Imagem

Imperdonable

Autor: Marlén Viñayo, Carlos Martínez, Andrea Bilbao, Neil Brandvold, Omnionn, Víctor Peña e Patrick Tombola.

Mídia: El Faro (El Salvador)

Documentário sobre um integrante de uma gangue e assassino que está cumprindo pena em uma prisão salvadorenha, onde não só é culpado por seus crimes, mas também por ser gay. 

Cobertura

Más allá del muelle, crise migratória nas Ilhas Canárias

Autor: Javier Bauluz e María Martín.

Mídia: El País (Espanha)

Cobertura que documenta a chegada de mais de 23.000 migrantes às Ilhas Canárias, uma das fronteiras ao sul da Europa.

Inovação 

La Silla reconstrói a forma como policiais mataram três jovens de Verbenal 

Autor: Carlos Hernández Osorio, Marcela Becerra, Daniela Amaya Rueda e Juan Esteban Lewin.

Mídia: La Silla Vacía (Colômbia)

Investigação que consegue constatar que os policiais que atiraram durante as manifestações do 9S em 2020 na cidade de Bogotá foram sim os que mataram três jovens manifestantes.

Sobre o Prêmio Gabo e o Festival Gabo

São convocados pela Fundação Gabo que, inspirada nos ideais e na obra de Gabriel García Márquez, procura promover espaços de reflexão e debate e exaltar o jornalismo ético, rigoroso, inovador e de serviço público.

O Prêmio Gabo e o Festival Gabo são possíveis graças à aliança da Fundação Gabo com os grupos SURA e Bancolombia, com suas filiais na América Latina. Para ficar por dentro das novidades dessas iniciativas, você pode acompanhar as redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.