Inscreva-se na sétima edição do Prêmio Gabo
Premiacion Premio Gabo - Foto: David Estrada Larrañeta/ FNPI

Inscreva-se na sétima edição do Prêmio Gabo

As inscrições para a sétima edição do Prêmio Gabo já estão abertas. O prêmio é dado como um reconhecimento às melhores histórias da América Ibérica pela FNPI – Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano, com apoio da aliança público-privada formada pela Prefeitura de Medellín e os grupos Bancolombia e SURA com suas filiais na América Latina. (Conheça as regras para participar da premiação neste link)

Os jornalistas que publicaram trabalhos em espanhol ou em português entre 1º de abril de 2018 e 31 de março de 2019, em qualquer formato ou tipo de meio, tem até 23 de maio para se inscrever em uma das quatro categorias da premiação: Texto, Imagem, Cobertura e Inovação. Inscreva-se aqui no Prêmio Gabo.

Depois do término das inscrições, três rodadas de jurados formados por jornalistas internacionais de ampla trajetória vão revisar e avaliar os trabalhos e escolher 10 candidatos, três finalistas e um vencedor por categoria.

A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada durante o Festival Gabo 2019, que ocorrerá em 2, 3 e 4 de outubro em Medellín, na Colômbia.

O objetivo do Prêmio

O prêmio Gabo é entregue desde 2013 em Medellín e está inspirado nos ideais e obra de Gabriel García Márquez. Tem a finalidade de promover um melhor jornalismo, a busca pela excelência, a inovação, o rigor no tratamento dos fatos e a coerência ética nos jornalistas que trabalham e publicam de maneira regular nos idiomas espanhol e português para os públicos da América, Espanha e Portugal.

O que recebem os vencedores

Haverá três finalistas por cada categoria e posteriormente será escolhido um vencedor. Os ganhadores do Prêmio Gabo receberão um diploma e 33 milhões de pesos colombianos. Além disso, vão receber um exemplar da escultura Gabriel, criada pelo artista colombiano Antonio Caro.

Os outros finalistas de cada categoria do concurso receberão um diploma e 6 milhões de pesos colombianos.

Além dessas categorias, o Prêmio Gabo tem mais dois reconhecimentos: à Excelência (escolhido pelo Conselho Reitor do Prêmio) e o Clemente Manuel Zabala, a um editor colombiano exemplar (escolhido por um grupo de especialistas).

Sobre o Prêmio e o Festival Gabo

É organizado pela FNPI – Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano, e tem o objetivo de incentivar a busca pela excelência, a inovação, o rigor no tratamento dos fatos e a coerência ética no jornalismo, inspirado nos ideias e obra de Gabriel García Márquez e na dinâmica de inovação, criatividade e liderança que caracterizam Medellín, na Colômbia. O Prêmio e o Festival são possíveis graças à aliança público-privada formada pela Prefeitura de Medellín e os grupos Bancolombia e SURA com suas filiais na América Latina.