1.645 inscrições provenientes de 31 países concorrem no #PremioGGM 2015

1.645 inscrições provenientes de 31 países concorrem no #PremioGGM 2015

Já estão definidos os trabalhos que este ano vão ser avaliados, e que vão poder concorrer para serem os melhores em uma das quatro categorias do Prêmio Gabriel García Márquez de jornalismo.

Este ano, a convocação esteve aberta desde o dia 6 de março até o dia 11 de maio, onde foram inscritos 1.645 trabalhos provenientes de 31 países. Esta cifra representa um aumento de 17.5% em comparação com o número de inscrições que o prêmio recebeu no ano de 2014.

Alguns dados interessantes a respeito da convocação:

Inscrições recebidas por categoria

Graficos Premio_GGM2015-Portugues_02

Os 10 países com o maior número de inscrições  

Graficos Premio_GGM2015-Portugues_03

Inscrições por gênero dos participantes

Graficos Premio_GGM2015-Portugues_04

 

Inscrições coletivas e individuais

Graficos Premio_GGM2015-Portugues_05

 

Inscrições por idioma

Graficos Premio_GGM2015-Portugues_06

 

 

 

O que segue no #PremioGGM?

Os 1.645 trabalhos que estão concorrendo, foram submetidos a uma etapa técnica para revisar de que cumpram com os requisitos da convocação. Os trabalhos que superem esta etapa vão ser submetidos a uma primeira etapa de julgamento, na qual um grupo de jurados para cada categoria vai eleger as peças que mereçam passar para uma segunda etapa avaliação. Nesta segunda etapa, um novo grupo de jurados vai revisar os trabalhos que seguem no concurso, e vão selecionar os melhores, os quais passarão para a terceira e última etapa de julgamento. Nesta etapa final, um terceiro grupo de jurados vai se reunir na cidade de Cartagena de Índias na Colômbia, para eleger a Seleção Oficial (conformada pelos dez melhores trabalhos de cada categoria) e entre eles os finalistas e os vencedores de cada categoria.

 

O Festival do #PremioGGM: de 29 de setembro a 1º de outubro

O Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo é a grande celebração que cada ano oferecemos na cidade de Medellín na Colômbia, para reconhecer o melhor do jornalismo. São três dias de bate papo, conferências, palestras, exposições, workshops em universidades e amostras artísticas nas quais de forma gratuita podem participar jornalistas, estudantes, professores e todo o público que estiver interessado em compartilhar com os melhores jornalistas do mundo.

No Festival é realizada a cerimônia de premiação dos vencedores do #PremioGGM. Este ano, o Festival também vai estar dedicado a celebrar o vigésimo aniversário da FNPI.